terça-feira, 19 de outubro de 2010

SAÚDE E PREVENÇÃO- AIDS-19.10.2010

Mais sobre a AIDS

A síndrome da imunodeficiência adquirida, AIDS, é uma coleção de sintomas e infecções resultantes do dano ao sistema imunológico causado por infecção do vírus HIV, o último estágio no qual o indivíduo fica susceptível a infecções oportunistas e tumores. Embora existam tratamentos para AIDS e HIV que diminuam a progressão do vírus, ainda não há cura conhecida. As três vias principais de transmissão do HIV são contato sexual, exposição a fluidos ou tecidos corporais contaminados e de mãe para feto durante o período perinatal. É possível encontrar o HIV na saliva, lágrima e urina de pessoas infectadas, porém devido à baixa concentração do vírus nesses líquidos o risco é insignificante.A maior parte das infecções por HIV é via relações sexual sem proteção. A transmissão pelo ato sexual ocorre com o contato entre secreções sexuais de um parceiro com o reto, genital ou mucosa da boca do outro. Os atos sexuais passivos sem proteção são mais arriscados que os ativos sem proteção, sendo que o sexo anal apresenta mais risco do que o vaginal ou oral. Sexo oral não é livre de riscos. Doenças sexualmente transmissíveis aumentam o risco da transmissão e infecção pelo HIV porque causam o rompimento da barreira epitelial normal por causa da ulceração e pela acumulação de células infectadas ou susceptíveis ao HIV no sêmen e secreções vaginais. Estudos indicam que o risco de infecção por HIV é quatro vezes maior quando há ulcerações nos genitais causadas por sífilis e/ou cancróide; e também é aumentado, porém em menor grau, com a presença de gonorréia, clamídia e tricomoníase.Durante o ato sexual, apenas preservativos masculinos ou femininos podem reduzir o risco de infecção por HIV. A melhor evidência até agora indica que o uso de preservativo reduz em aproximadamente 80% o risco de transmissão do HIV em relação sexual heterossexual. O preservativo masculino, se usado corretamente sem lubrificantes à base de óleo, é o mais eficiente para reduzir o risco de transmissão de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Estudos com casais no qual um parceiro é portador do HIV mostram que, com o uso correto de preservativos, a taxa de transmissão para o outro parceiro de de menos de 1% por ano.
O governo dos Estados Unidos e várias organizações de saúde recomendam três pontos principais para diminuir o risco de adquirir AIDS através do sexo:. Para adolescentes abstinência sexual ou postergação do início das relações sexuais. Ser fiel ao parceiro, especialmente em relacionamentos com compromisso sério.Utilizar preservativos em caso de relacionamento sexual de risco.As críticas a essas recomendações argumentam que um parceiro fiel poderia ser infectado pelo outro infiel, caso não utilize preservativos.Essa via de transmissão é particularmente importante entre usuários de drogas injetáveis, hemofílicos e os que receberam doação de sangue. O compartilhamento e reutilização de seringas contaminadas com sangue infectado com HIV representa um risco sério de contrair não apenas AIDS, mas também hepatite B e C. O risco de contaminação por HIV em transfusões de sangue é extremamente pequeno em países onde são feitos a seleção do doador e testes.A transmissão vertical do HIV é aquela na qual a infecção passa da mãe para o filho no útero durante as últimas semanas de gravidez ou durante o parto. Na falta de tratamento, a taxa de transmissão da mãe para filho durante a gravidez e parto é de 25%. Porém, quando a mãe tem acesso à terapia antiretroviral e o parto é por cesariana, a taxa de transmissão é de apenas 1%. O aleitamento pela mãe portadora do HIV aumenta o risco de transmissão em 10-15%.

domingo, 17 de outubro de 2010

Filme- 3º ano A Mat._ 4º Bim. 2010




Título Original: A Hora da Estrela / Hour of the Star

Gênero: Drama

Origem/Ano: BRA/1985

Duração: 96 min

Direção: Suzana Amaral

Adaptação do romance homônimo de Clarice Lispector.

Sinopse: Macabéa, nordestina jovem e desajeitada, é a encarnação perfeita da alienação no mundo contemporâneo: sem dinheiro, sem cultura, sem identidade e sem história, vai viver em São Paulo. Ela se move na metrópole como um bicho acuado, consegue emprego como datilógrafa. Sua rotina se divide entre o trabalho, a amizade com uma colega e o relacionamento com um desengonçado conterrâneo.

Prêmios: Melhor atriz (Marcélia Cartaxo) no Festival de Berlim.


"Glória pergunta: Macabéa, você é feliz?
E ela responde: Feliz serve praquê?"

LIVRO - 4º BIM- 3º ANO A MAT. 2010


Livro a ser lido:

Laços de família
Clarice Lispector
Contos

Trabalho relacionado ao livro:

Individual.
Ler o livro acima, todo.
Escolher um dos contos.
Escrever um texto dissertativo sobre ele.
Escrever de caneta, 30 linhas ou mais.
Entregar dia 17-11-2010.
Vale 3,0

CAPÍTULOS A SEREM VISTOS NO 4º BIM. 3º ANO MAT. COL. HENRIQUE SANTILLO 2010

Caros alunos, iremos estudar nesse 4º bimestre, os seguintes capítulos do livro de Português:

LITERATURA

CAPÍTULO 8 A terceira geração modernista brasileira

GRAMÁTICA

CAPÍTULO 7 Regência verbal_ Crase

Redação e Leitura

CAPÍTULO 6 A estrutura do texto dissertativo