terça-feira, 16 de novembro de 2010

ESCOVAR OS DENTES CORRETAMENTE


CUIDADOS COM OS DENTES



CUIDADOS COM OS DENTES

Os cuidados com os dentes podem prevenir uma série de problemas da boca, como cárie e doenças da gengiva (doença periodontal). A escovação adequada e o uso do fio dental é a melhor maneira para prevenir.



A escova
o Pontas arredondadas para não ferir a gengiva;
o Cerdas de nylon macias e agrupadas em tufos;
o Superfície da parte ativa plana;
o Cabeça pequena para alcançar até os últimos dentes.
Obs.: Lave sempre sua escova com água corrente após o uso;
Troque sua escova aproximadamente a cada 3 meses. Após este período as cerdas ficam "amassadas" e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana. Leve sua escova para o dentista ou peça orientação para escolher melhor sua escova.
O creme dental
A escolha adequada do creme dental é feita individualmente para cada pessoa, por isso consulte seu dentista. Observe sempre se possui flúor em sua composição. Utilize uma quantidade pequena (tamanho de uma ervilha) para a escovação.
Obs.: Não engula a pasta de dente durante ou após a escovação. O flúor pode ser tóxico se ingerido em grande quantidade.
Horários para escovação
Escove os dentes ao acordar, isto é um hábito bastante saudável pois ajuda você a enfrentar o dia com mais disposição e um hálito melhor pela manhã. Além disso, procure escovar os dentes sempre após as principais refeições. Ou pelo menos antes de dormir (a escovação mais importante), pois durante a noite o acúmulo de placa bacteriana é maior, devido à redução da quantidade de saliva (que "limpa" a placa), disponível na boca durante a noite.



Técnica para escovação
Dentes Superiores:
Inicie pelos últimos dentes de cima, do lado direito e pela superfície interna seguindo até o lado esquerdo (movimento de "varrer" ).
Passe à superfície externa dos dentes, iniciando agora pelo lado esquerdo e terminando no direito (movimento de "varrer").
Ainda do lado direito, escove atrás dos últimos dentes e passe a escovar a superfície mastigatória dos dentes até o lado esquerdo. Ao chegar do lado esquerdo, escove atrás dos últimos dentes (movimento de vai-vêm).
Dentes Inferiores:
Repita como indicado para os dentes superiores.
Escove a língua
Movimento de "Varrer": Inicialmente, os movimentos devem ser feitos como se você estivesse varrendo a placa bacteriana da gengiva para os dentes. Para isso, a escova deve ser colocada inicialmente inclinada junto ao dente e pressionada levemente para limpar o sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva). A seguir, com movimento de rotação "varre-se" a placa bacteriana para fora do dente.
Movimento de "Vai-Vêm": Quando estiver escovando as superfícies mastigatórias use o movimento de "vai-vem" esfregando a superfície dental para frente e para trás e escove atrás dos últimos dentes.
Deve-se repetir os movimentos de 5 a 10 vezes por grupo dental, conforme a maior ou menor tendência de acúmulo de placa bacteriana, indicada pela revelação de placa. Insista com mais movimentos nas regiões onde o acúmulo de placa é maior.

Uso do fio dental
Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana, deve ser usado o fio dental.
Você deve usar o fio dental diariamente, antes da última escovação noturna.
O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, superiores e inferiores, e atrás dos últimos dentes. Os dentes do fundo da boca são, pela maior dificuldade de higienização, os mais atacados pela cárie e merecem cuidado especial.
Flúor
Existem três fatores que devem estar presentes para que ocorram as cáries:
o Placa bacteriana;
o Açúcar, para que a placa bacteriana prolifere;
o Dente pouco resistente.

Para evitar a cárie, portanto, além de remover a placa bacteriana (escovação e uso de fio dental) e de evitar o consumo freqüente de açúcar, pode-se utilizar o flúor que atua fortalecendo os dentes. O flúor é uma substância que deixa mais forte a superfície do dente (esmalte), protegendo-a contra os ataques ácidos da placa bacteriana que podem provocar cárie.
Formas recomendadas do uso do flúor
o Flúor na água de abastecimento da cidade;
o Flúor nas pastas de dente;
o Bochechos (diários ou semanais);
o Aplicação tópica pelo dentista (flúor em gel);
Obs.: Os bochechos e a aplicação tópica devem sempre ser feitos sob supervisão do dentista; Ao fazer bochechos com flúor procure sempre expelir (cuspir) todo o produto após o uso; Atualmente não se recomenda o uso de flúor sistêmico, ou seja, comprimidos de flúor ou flúor associado a complexos vitamínicos, pois sabe-se que a ação do flúor é de caráter local.
Importância de bons dentes e gengivas sadias
Cuidando de seus dentes e gengivas você estará conservando sua saúde e bem estar, pois com bons dentes e bom hálito é muito mais fácil se relacionar com seus amigos, namorada, esposa...
A falta de dentes dá à fisionomia um aspecto de velhice precoce, pois eles dão forma e expressão ao rosto e à boca, além de serem indispensáveis a uma boa dicção. Os dentes também, podem prejudicar a digestão que começa na boca, se os dentes estiverem cariados, ou mesmo se houver a falta de algum, a digestão se tornará mais difícil e todo o organismo poderá ser afetado. Bons dentes favorecem a boa mastigação, esta favorece a digestão e, portanto, uma assimilação mais perfeita e completa dos alimentos. A maioria das empresas selecionam, entre candidatos com as mesmas qualificações, aquele que tem uma "boa aparência". Com dentes bem tratados, você pode ainda fazer economia de tempo e dinheiro. Fazendo uma correta higiene bucal você não precisará fazer grandes tratamentos odontológicos, nem ir muito seguidamente ao dentista e, quando for, provavelmente só receberá elogios.

Disponível em: http://www.webciencia.com/11_07dente.htm. Acesso em nov. 2010.


ATIVIDADES

1-Qual é a melhor forma de prevenir cáries e doenças da gengiva?


2-Como deve ser a escova de dentes?



3-O que o creme dental deve conter?




4- Quais os horários para a escovação?



5-Por que é muito importante escovar antes de dormir?



6-Como devem ser escovados os dentes superiores e inferiores, resuma?







7- Como deve ser escovada a língua?




8-O fio dental serve para limpar quais regiões?



9-Quando você deve usar o fio dental e como?





10- Além da escovação e do uso do fio dental o que mais deve ser passado nos dentes para evitar problemas da boca?


11-Quais as formas recomendadas para o uso do fluor?




12- Cite os exemplos dados pelo texto da importância de ter bons dentes e gengivas sadias.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

SAÚDE E PREVENÇÃO- AIDS-19.10.2010

Mais sobre a AIDS

A síndrome da imunodeficiência adquirida, AIDS, é uma coleção de sintomas e infecções resultantes do dano ao sistema imunológico causado por infecção do vírus HIV, o último estágio no qual o indivíduo fica susceptível a infecções oportunistas e tumores. Embora existam tratamentos para AIDS e HIV que diminuam a progressão do vírus, ainda não há cura conhecida. As três vias principais de transmissão do HIV são contato sexual, exposição a fluidos ou tecidos corporais contaminados e de mãe para feto durante o período perinatal. É possível encontrar o HIV na saliva, lágrima e urina de pessoas infectadas, porém devido à baixa concentração do vírus nesses líquidos o risco é insignificante.A maior parte das infecções por HIV é via relações sexual sem proteção. A transmissão pelo ato sexual ocorre com o contato entre secreções sexuais de um parceiro com o reto, genital ou mucosa da boca do outro. Os atos sexuais passivos sem proteção são mais arriscados que os ativos sem proteção, sendo que o sexo anal apresenta mais risco do que o vaginal ou oral. Sexo oral não é livre de riscos. Doenças sexualmente transmissíveis aumentam o risco da transmissão e infecção pelo HIV porque causam o rompimento da barreira epitelial normal por causa da ulceração e pela acumulação de células infectadas ou susceptíveis ao HIV no sêmen e secreções vaginais. Estudos indicam que o risco de infecção por HIV é quatro vezes maior quando há ulcerações nos genitais causadas por sífilis e/ou cancróide; e também é aumentado, porém em menor grau, com a presença de gonorréia, clamídia e tricomoníase.Durante o ato sexual, apenas preservativos masculinos ou femininos podem reduzir o risco de infecção por HIV. A melhor evidência até agora indica que o uso de preservativo reduz em aproximadamente 80% o risco de transmissão do HIV em relação sexual heterossexual. O preservativo masculino, se usado corretamente sem lubrificantes à base de óleo, é o mais eficiente para reduzir o risco de transmissão de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Estudos com casais no qual um parceiro é portador do HIV mostram que, com o uso correto de preservativos, a taxa de transmissão para o outro parceiro de de menos de 1% por ano.
O governo dos Estados Unidos e várias organizações de saúde recomendam três pontos principais para diminuir o risco de adquirir AIDS através do sexo:. Para adolescentes abstinência sexual ou postergação do início das relações sexuais. Ser fiel ao parceiro, especialmente em relacionamentos com compromisso sério.Utilizar preservativos em caso de relacionamento sexual de risco.As críticas a essas recomendações argumentam que um parceiro fiel poderia ser infectado pelo outro infiel, caso não utilize preservativos.Essa via de transmissão é particularmente importante entre usuários de drogas injetáveis, hemofílicos e os que receberam doação de sangue. O compartilhamento e reutilização de seringas contaminadas com sangue infectado com HIV representa um risco sério de contrair não apenas AIDS, mas também hepatite B e C. O risco de contaminação por HIV em transfusões de sangue é extremamente pequeno em países onde são feitos a seleção do doador e testes.A transmissão vertical do HIV é aquela na qual a infecção passa da mãe para o filho no útero durante as últimas semanas de gravidez ou durante o parto. Na falta de tratamento, a taxa de transmissão da mãe para filho durante a gravidez e parto é de 25%. Porém, quando a mãe tem acesso à terapia antiretroviral e o parto é por cesariana, a taxa de transmissão é de apenas 1%. O aleitamento pela mãe portadora do HIV aumenta o risco de transmissão em 10-15%.

domingo, 17 de outubro de 2010

Filme- 3º ano A Mat._ 4º Bim. 2010




Título Original: A Hora da Estrela / Hour of the Star

Gênero: Drama

Origem/Ano: BRA/1985

Duração: 96 min

Direção: Suzana Amaral

Adaptação do romance homônimo de Clarice Lispector.

Sinopse: Macabéa, nordestina jovem e desajeitada, é a encarnação perfeita da alienação no mundo contemporâneo: sem dinheiro, sem cultura, sem identidade e sem história, vai viver em São Paulo. Ela se move na metrópole como um bicho acuado, consegue emprego como datilógrafa. Sua rotina se divide entre o trabalho, a amizade com uma colega e o relacionamento com um desengonçado conterrâneo.

Prêmios: Melhor atriz (Marcélia Cartaxo) no Festival de Berlim.


"Glória pergunta: Macabéa, você é feliz?
E ela responde: Feliz serve praquê?"

LIVRO - 4º BIM- 3º ANO A MAT. 2010


Livro a ser lido:

Laços de família
Clarice Lispector
Contos

Trabalho relacionado ao livro:

Individual.
Ler o livro acima, todo.
Escolher um dos contos.
Escrever um texto dissertativo sobre ele.
Escrever de caneta, 30 linhas ou mais.
Entregar dia 17-11-2010.
Vale 3,0

CAPÍTULOS A SEREM VISTOS NO 4º BIM. 3º ANO MAT. COL. HENRIQUE SANTILLO 2010

Caros alunos, iremos estudar nesse 4º bimestre, os seguintes capítulos do livro de Português:

LITERATURA

CAPÍTULO 8 A terceira geração modernista brasileira

GRAMÁTICA

CAPÍTULO 7 Regência verbal_ Crase

Redação e Leitura

CAPÍTULO 6 A estrutura do texto dissertativo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Importância da postura









Desvios Posturais

HIPERCIFOSE

É o aumento da curvatura da região dorsal, ou seja, é o aumento da convexidade posterior no plano sagital, podendo ser flexível ou irredutível. Podemos classificá-la como sendo postural, Scheuermann (osteocondrose espinhal), congênita, traumática, metabólica, inflamatória - mal de Pott (TBC), tumoral e outras.
O aumento da curvatura cifótica promove alterações anatômicas ocasionando o dorso curvo, gibosidade posterior, encurtamento vertebral e pode ocorrer déficit respiratório, por reduzir a capacidade de sustentação da coluna vertebral e também a diminuição da expansibilidade torácica.
A cintura escapular torna-se projetada à frente, com deslocamento das escápulas para baixo e para frente. A musculatura peitoral torna-se hipertônica e a dorsal hipotônica. A cabeça é projetada à frente da linha de gravidade, ocasionando uma hiperlordose cervical.
Toda hipercifose, de um modo geral, tem sua lordose compensadora, cervical e lombar, para dessa forma poder manter a sustentação do corpo mesmo que descompensada.
A cifose postural é muito comum na adolescência, tanto nos meninos como nas meninas. Estes adquirem maus hábitos no sentar, andando, estudando e até mesmo em pé. No adulto, em mulheres idosas, a cifose pode aparecer devido à osteoporose, cujas vértebras em conseqüência de uma rarefação ósseas, ficam fracas ou em forma de cunha.
Também localizamos a cifose na adolescência em meninos altos, como forma de inibir-esconder sua estatura, para não se destacar perante os colegas de mesma idade. As meninas com mamas muito grandes também adotam uma postura cifótica com o objetivo de escondê-las. No entanto, se estes adolescentes não receberem uma orientação a tempo e adequada, a cifose que inicialmente é postural, pode tornar-se estrutural.
O tratamento para cifose postural apresenta bons resultados quando ainda não temos deformidades estruturais nos corpos vertebrais e o mesmo deve ser realizado ainda na fase de crescimento da criança.
A cifose pode localizar-se na região dorsal, dorso-torácica e toracolombar. Neste último caso, encontraremos uma retificação da lordose lombar, contribuindo para a redução da mobilidade desta região.


HIPERLORDOSE

É um aumento da curva na região cervical ou na região lombar, ou seja, acentuação da concavidade cervical e/ou lombar no plano sagital. A hiperlordose lombar está associada a uma anteversão da pelve (báscula pélvica anterior) que não deve exceder a 20º, pois angulações maiores que esta, já estará caracterizando uma acentuação da lordose lombar e consequentemente um realinhamento de todas as outras curvas da coluna para uma compensação.
Estudos comprovam que a anteversão da pelve está associada a um desequilíbrio dos músculos abdominais e glúteos, que estão enfraquecida e na musculatura lombar que se apresentará encurtada.
Já a retificação da lordose lombar, está associada à retroversão da pelve, originando uma costa plana, com diminuição da mobilidade.
A hiperlordose cervical é caracterizada pela proeminência da cabeça associada à hipercifose, caracterizando um pescoço mais alongado à frente. A retificação da lordose cervical caracteriza-se pela diminuição da lordose e consequentemente um pescoço reto, com diminuição da mobilidade cervical.
A hiperlordose lombar é mais encontrada em mulheres devido aos saltos altos, ginástica olímpica e a própria postura feminina.


ESCOLIOSE

É um desvio assimétrico, lateral da coluna vertebral, resultado da ação de um conjunto de forças assimétricas que incidem sobre a coluna. Possui várias classificações, são elas: Idiopática (causa desconhecida) - infantil juvenil e adolescente Congênita - falha na formação dos ossos e na segmentação, Neuromuscular - poliomielite, paralisia cerebral, distrofia muscular e outros Traumas - fraturas, cirurgias e queimaduras, Fenômenos irritativos - tumores medulares, hérnia de disco e posturais - má postura "falsa escoliose". O termo idiopática é usado pelos médicos para designar qualquer doença, desvio postural que tem causa desconhecida, que não apresenta nenhuma anormalidade óssea ou neuromuscular.
Uma curva escoliótica pode evoluir até 18 anos, no entanto deve ser realizado pelo médico responsável um exame que verifica a idade óssea e se ainda há crescimento. Enquanto houver crescimento a curva poderá evoluir.
A escoliose pode apresentar suas curvas em uma única curvatura ou mais. Apresentam convexidades para a esquerda ou para a direita, abrangendo uma ou mais regiões da coluna. Quando apresentam curvas compensatórias formam um "S" ou um "S invertido". Foram definidas por Cobb como sendo Primárias (maiores - as primeiras) ou secundárias (menores - curvas de compensação). A curva primária é a que determina as alterações da estrutura óssea ligamentar, nervosa e muscular no segmento da coluna onde ela se localiza, portanto é a curva em que devemos dar maior ênfase em nossos alongamentos e exercícios de compensação.
A curva primária tende a se tornar estruturada quando não compensada no início através de alongamentos, podem tornar oblíquas às linhas horizontais do olho e da pelve, obrigando a pessoa a adotar uma posição antifisiológica para compensar essa obliqüidade. A secundária, como são curvas menores e apenas de compensação são mais flexíveis e fáceis de serem corrigidas. No entanto, não podemos nos esquecer que, quanto maior a curva primária, maior a secundária.
As alterações anatômicas que podemos encontrar em uma coluna escoliótica são: rotação vertebral, saliência nas costelas, encurtamento vertebral e gibosidades.
Podemos encontrar a escoliose na região cervical, torácica, toracolombar, lombar ou abranger toda a extensão da coluna formando um grande “C” ou então um “S”.


COSTA PLANA

É um desequilíbrio que se caracteriza pela retificação das curvas fisiológicas, ou seja, diminuição das angulações das lordoses lombar e cervical e das cifoses dorsal e sacral. Diante deste desequilíbrio, as curvaturas responsáveis pela dissipação das forças proveniente da ação da gravidade são diminuídas, e consequentemente ocorrerá em determinados pontos da coluna, uma maior incidência de sobrecarga, ocasionando dores, perda da mobilidade e um desequilíbrio postural geral como forma de compensação.
Com a retificação das curvas surge o dorso achatado com tendência a se tornar rígido e dores dorsais refratárias. Para este desequilíbrio, necessitamos readquirir a mobilidade, promover alívio das dores, e aumento das curvas fisiológicas.


Dr. José Ricardo Peres Gregório
Fisioterapeuta


http://www.nossadica.com/saude_o_estudante_e_sua_postura.php

http://www.poderdasmaos.com/site/?p=Dicas_de_postura04183

http://www.cath.com.br/st-artigos_desvios_posturais.php

Acesso em:22-09-2010

domingo, 19 de setembro de 2010

Filosofia - Ética

A ÉTICA

O que é Ética?

A indiferença

Ética e indiferença, a indiferença é um modo da gente não reparar nas coisas, você não olha para nada diferente de você nada além de você, se fixa em um ponto e não olha para mais nada além daquele ponto.

Exemplo: Não olhar, ignorar uma pessoa caída na rua.

A moral

Ética e moral, moral é o conjunto de regras válidas para todo mundo que determinam nossa conduta em sociedade, como devemos agir para não ferir o direito do outro e respeitar o bem comum.Como não matar.

Exemplo: A eutanásia seria um meio para acabar com o sofrimento de um doente terminal?

Como agir diante dos diferentes desafios morais?

É daí que nasce a ética.

O que é uma atitude ética na vida?

É um estado de atenção com a vida. A indiferença é uma falta de atenção com a vida, como ignorar uma pessoa caída na rua.

Uma conduta ética é antes de tudo uma tomada de posição, uma atitude, por isso nada mais ante ético do que a indiferença, estar indiferente é abandonar toda tentativa de interferir nas coisas, de mudar , o que acaba tornando a violência, a corrupção, o desrespeito um hábito. A indiferença é a banalização do mal.

Banalização, sempre que alguém é exposto a um estimulo repetido, semelhante banaliza não se percebe mais. Vivemos em um mundo extremamente banalizado.

A banalização leva a indiferença e o que a indiferença faz é desconsiderar e desqualificar o outro. Uma pessoa ignorada é como um objeto sem vida sem importância. Uma criança no chão dormindo e não olhamos para ela, a ignoramos e passamos.

Um exemplo extremo de indiferença, das elites em relação aos pobres que são vistos como coisas, é o caso do índio Galdino de Jesus. Ele foi assassinado por jovens da elite de Brasília. Os jovens atearam fogo no índio que dormia em um ponto de ônibus. Galdino morreu horas depois vitima da indiferença e da banalização da vida humana.

Todo esse processo gera uma reação, quem não foi reconhecido como cidadão também passa a não reconhecer o valor do outro. A explosão da violência urbana resulta a indiferença dos excluídos em relação as elites. A vida dos privilegiados deixa de ser vista como algo importante, por aqueles que estão a margem da sociedade. Assim pode se matar para conseguir o tênis, por exemplo.

As elites também têm indiferença contra elas mesmas, enquanto o caos toma conta da cidade, multiplica-se o consumo de tranqüilizantes, antidepressivos e drogas, como a cocaína. Se alguém se sente mais gordo, está triste rapidamente é medicado. E com isso plastifica-se o afeto das pessoas.

Temos valores a serem preservados: a solidariedade, o respeito pelo outro, a tolerância àquilo que é humano.

A forca (atividade do dia 15-09-2010 do 8º ano)




inteligente Ela é uma aluna inteligente.

natural Quero água natural.

ocular Saíram lágrimas oculares.

incapaz Aquele cavalo incapaz.

O adjetivo é a palavra variável (que pode variar de número: singular ou plural; de gênero: masculino, feminino e neutro)que expressa característica, qualidade, estado, aparência dos seres. Modifica substantivos ou pronomes.

sábado, 18 de setembro de 2010

"Vidas secas" Graciliano Ramos


O livro "Vidas Secas" foi escolhido para ser lido no terceiro bimestre de 2010, no período matutino para o terceiro ano, ensino médio. Mais uma obra da segunda geração modernista: prosa.

A forca (atividade do dia 15-09-2010 do 7º ano)


O jogo da forca (com a intenção de ensinar os advérbios)



sempre (advérbio de tempo): Ele sempre chega atrasado.

realmente (advérbio de afirmação): Maria realmente gosta de sorvete.

talvez (advérbio de dúvida): Talvez eles venham.

muito (advérbio de intensidade): O arroz está muito bom.

abaixo (advérbio de lugar): A rua abaixo está alagada.

depressa (advérbio de modo): Vá depressa antes que acabe.

anteontem (advérbio de tempo): A festa foi anteontem.

certamente (advérbio de afirmação): Certamente dará certo.

provavelmente (advérbio de dúvida): Eles provavelmente virão.

bastante (advérbio de intensidade): A água está bastante quente.

dentro (advérbio de lugar): Eles estão dentro de casa.

Advérbio é a classe gramatical das palavras que modificam um verbo ou um adjetivo ou um outro advérbio. Nunca modificam um substantivo. É a palavra invariável que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal.[1]

Incidente em Antares


Filme passado para os alunos do terceiro ano do turno matutino, do Henrique Santillo. O objetivo foi mostrar uma das obras da segunda geração modernista brasileira: prosa. Que foi adaptado para um filme bastante rico em textos, com enfoque político. "Incidente em Antares" de Erico Verissimo foi escrito em livros que trabalha a prosa neo-realista no Brasil.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Blogger Buzz: Create Pages in Blogger

Blogger Buzz: Create Pages in Blogger
http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dicas de interpretação de texto

DICAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS



Publicidade
Não só os alunos afirmam gratuitamente que a interpretação depende de cada um. Na realidade isto é para fugir a um problema que não é de difícil solução por meio de sofisma (=argumento aparentemente válido, mas, na realidade, não conclusivo, e que supõe má fé por parte de quem o apresenta).
Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte:
01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;
03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais;
04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;
12. Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica objetiva;
13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais;
14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
17. O autor defende idéias e você deve percebê-las;
18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
Ex.: Ele morreu de fome.
De fome: adjunto adverbial de causa determina a causa na realização do fato (= morte de "ele").
Ex.: Ele morreu faminto.
Faminto: predicativo do sujeito é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.
19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as idéias estão coordenadas entre si;
20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.
Nota: Diante do que foi dito, espero que você mude o modo de pensar, pois a interpretação não depende de cada um, mas, sim, do que está escrito. "O que está escrito, escrito está."



Atividade do dia 27-08-2010 8º ano

1-Identifique as locuções adverbiais e classifique-as:


a- Entraram na escola à força.____________________________________________
b- Sucessão presidencial será confusa na certa .______________________________
c- A festa vai ser boa com certeza. ________________________________________
d- Aquele rapaz veio de longe. ___________________________________________
e- Fique à vontade. ____________________________________________________
f- Ela vai na casa de Maria à noite.________________________________________

2-Faça uma analise das orações abaixo e diga qual a função de cada palavra:

a-A televisão saiu do ar na hora do filme.

b- Vi um filme muito ruim.

c- A rosa murchou.

d- Computador é hoje indispensável.

e- O cinema lançou um filme novo.

3- Coloque as frases que estão na voz ativa em voz passiva, siga o exemplo:

a- A menina jogou xadrez. O xadrez foi jogado pela menina.
b- O mendigo pediu esmola. ________________________________________________
c- A manicura fez a unha. __________________________________________________
d- A cozinheira preparou o almoço. __________________________________________
e- A mãe chamou o menino. ________________________________________________

4- Agora coloque a voz passiva em ativa:


a- A casa foi construída pelo pedreiro. ______________________________________
b- O cachorro foi vacinado pelo veterinário. _________________________________
c- A carta foi entregue pelo carteiro. _______________________________________
d- A música foi dançada pela bailarina. ____________________________________
e- A calça foi vestida pelo modelo. _______________________________________

5- Substitua as locuções adjetivas pelos adjetivos correspondentes, siga o exemplo:

a- Prefiro produtos da natureza. Prefiro produtos naturais.
b- Saíram lágrimas dos olhos. __________________________________________
c- Aquele homem é sem capacidade. ____________________________________
d- Leve o material de escola. __________________________________________
e- Retornou à casa do pai. ____________________________________________
f- Ela tem amor sem limites. __________________________________________

Atividade do dia 27-08-2010 7º ano

H O J E A T N O O I J M V N A
A S D F C A P Q N L M E X Ã S
V B N M X L X Z D N O L Z O D
A B C D C V A B E P Q H A B F
E F G H G E C D E R S O C N G
I J L M H Z F G H T U R V F H
A Q U I D F G D E P O I S E J
Z X C V B N K L Ç M N I O G K
R T Y U J O N T E M H H J M L
T A R D E Y U I O P K M N A Ç
Q W E R T D E N T R O Y U L P
S I M N B V C X Z L K J H K O
H G F D S A C V N B E M B K I
B N U N C A I M O L K M V A U
X C V B G Y K S E M P R E F Y

1-No Caça Palavras acima, procure os advérbios e pinte da cor que quiser.

2-Coloque os advérbios na classificação correta, os do Caça Palavras:

a- de modo___________________________________________________________________________
b- de tempo___________________________________________________________________________
c- de negação__________________________________________________________________________
d- de afirmação________________________________________________________________________
e- de lugar____________________________________________________________________________
f- de dúvida___________________________________________________________________________

3-Procure no dicionário o significado dos advérbios encontrados no Caça Palavras.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BOM FIM DE SEMANA!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010