domingo, 19 de setembro de 2010

Filosofia - Ética

A ÉTICA

O que é Ética?

A indiferença

Ética e indiferença, a indiferença é um modo da gente não reparar nas coisas, você não olha para nada diferente de você nada além de você, se fixa em um ponto e não olha para mais nada além daquele ponto.

Exemplo: Não olhar, ignorar uma pessoa caída na rua.

A moral

Ética e moral, moral é o conjunto de regras válidas para todo mundo que determinam nossa conduta em sociedade, como devemos agir para não ferir o direito do outro e respeitar o bem comum.Como não matar.

Exemplo: A eutanásia seria um meio para acabar com o sofrimento de um doente terminal?

Como agir diante dos diferentes desafios morais?

É daí que nasce a ética.

O que é uma atitude ética na vida?

É um estado de atenção com a vida. A indiferença é uma falta de atenção com a vida, como ignorar uma pessoa caída na rua.

Uma conduta ética é antes de tudo uma tomada de posição, uma atitude, por isso nada mais ante ético do que a indiferença, estar indiferente é abandonar toda tentativa de interferir nas coisas, de mudar , o que acaba tornando a violência, a corrupção, o desrespeito um hábito. A indiferença é a banalização do mal.

Banalização, sempre que alguém é exposto a um estimulo repetido, semelhante banaliza não se percebe mais. Vivemos em um mundo extremamente banalizado.

A banalização leva a indiferença e o que a indiferença faz é desconsiderar e desqualificar o outro. Uma pessoa ignorada é como um objeto sem vida sem importância. Uma criança no chão dormindo e não olhamos para ela, a ignoramos e passamos.

Um exemplo extremo de indiferença, das elites em relação aos pobres que são vistos como coisas, é o caso do índio Galdino de Jesus. Ele foi assassinado por jovens da elite de Brasília. Os jovens atearam fogo no índio que dormia em um ponto de ônibus. Galdino morreu horas depois vitima da indiferença e da banalização da vida humana.

Todo esse processo gera uma reação, quem não foi reconhecido como cidadão também passa a não reconhecer o valor do outro. A explosão da violência urbana resulta a indiferença dos excluídos em relação as elites. A vida dos privilegiados deixa de ser vista como algo importante, por aqueles que estão a margem da sociedade. Assim pode se matar para conseguir o tênis, por exemplo.

As elites também têm indiferença contra elas mesmas, enquanto o caos toma conta da cidade, multiplica-se o consumo de tranqüilizantes, antidepressivos e drogas, como a cocaína. Se alguém se sente mais gordo, está triste rapidamente é medicado. E com isso plastifica-se o afeto das pessoas.

Temos valores a serem preservados: a solidariedade, o respeito pelo outro, a tolerância àquilo que é humano.

Um comentário:

  1. Obrigado pela sua pesquisa, ela alem de ser uma grande imformação, é também um exemplo de etinica moral e como conpartilharmos conhecimentos e bom.
    :D

    ResponderExcluir