quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Importância da postura









Desvios Posturais

HIPERCIFOSE

É o aumento da curvatura da região dorsal, ou seja, é o aumento da convexidade posterior no plano sagital, podendo ser flexível ou irredutível. Podemos classificá-la como sendo postural, Scheuermann (osteocondrose espinhal), congênita, traumática, metabólica, inflamatória - mal de Pott (TBC), tumoral e outras.
O aumento da curvatura cifótica promove alterações anatômicas ocasionando o dorso curvo, gibosidade posterior, encurtamento vertebral e pode ocorrer déficit respiratório, por reduzir a capacidade de sustentação da coluna vertebral e também a diminuição da expansibilidade torácica.
A cintura escapular torna-se projetada à frente, com deslocamento das escápulas para baixo e para frente. A musculatura peitoral torna-se hipertônica e a dorsal hipotônica. A cabeça é projetada à frente da linha de gravidade, ocasionando uma hiperlordose cervical.
Toda hipercifose, de um modo geral, tem sua lordose compensadora, cervical e lombar, para dessa forma poder manter a sustentação do corpo mesmo que descompensada.
A cifose postural é muito comum na adolescência, tanto nos meninos como nas meninas. Estes adquirem maus hábitos no sentar, andando, estudando e até mesmo em pé. No adulto, em mulheres idosas, a cifose pode aparecer devido à osteoporose, cujas vértebras em conseqüência de uma rarefação ósseas, ficam fracas ou em forma de cunha.
Também localizamos a cifose na adolescência em meninos altos, como forma de inibir-esconder sua estatura, para não se destacar perante os colegas de mesma idade. As meninas com mamas muito grandes também adotam uma postura cifótica com o objetivo de escondê-las. No entanto, se estes adolescentes não receberem uma orientação a tempo e adequada, a cifose que inicialmente é postural, pode tornar-se estrutural.
O tratamento para cifose postural apresenta bons resultados quando ainda não temos deformidades estruturais nos corpos vertebrais e o mesmo deve ser realizado ainda na fase de crescimento da criança.
A cifose pode localizar-se na região dorsal, dorso-torácica e toracolombar. Neste último caso, encontraremos uma retificação da lordose lombar, contribuindo para a redução da mobilidade desta região.


HIPERLORDOSE

É um aumento da curva na região cervical ou na região lombar, ou seja, acentuação da concavidade cervical e/ou lombar no plano sagital. A hiperlordose lombar está associada a uma anteversão da pelve (báscula pélvica anterior) que não deve exceder a 20º, pois angulações maiores que esta, já estará caracterizando uma acentuação da lordose lombar e consequentemente um realinhamento de todas as outras curvas da coluna para uma compensação.
Estudos comprovam que a anteversão da pelve está associada a um desequilíbrio dos músculos abdominais e glúteos, que estão enfraquecida e na musculatura lombar que se apresentará encurtada.
Já a retificação da lordose lombar, está associada à retroversão da pelve, originando uma costa plana, com diminuição da mobilidade.
A hiperlordose cervical é caracterizada pela proeminência da cabeça associada à hipercifose, caracterizando um pescoço mais alongado à frente. A retificação da lordose cervical caracteriza-se pela diminuição da lordose e consequentemente um pescoço reto, com diminuição da mobilidade cervical.
A hiperlordose lombar é mais encontrada em mulheres devido aos saltos altos, ginástica olímpica e a própria postura feminina.


ESCOLIOSE

É um desvio assimétrico, lateral da coluna vertebral, resultado da ação de um conjunto de forças assimétricas que incidem sobre a coluna. Possui várias classificações, são elas: Idiopática (causa desconhecida) - infantil juvenil e adolescente Congênita - falha na formação dos ossos e na segmentação, Neuromuscular - poliomielite, paralisia cerebral, distrofia muscular e outros Traumas - fraturas, cirurgias e queimaduras, Fenômenos irritativos - tumores medulares, hérnia de disco e posturais - má postura "falsa escoliose". O termo idiopática é usado pelos médicos para designar qualquer doença, desvio postural que tem causa desconhecida, que não apresenta nenhuma anormalidade óssea ou neuromuscular.
Uma curva escoliótica pode evoluir até 18 anos, no entanto deve ser realizado pelo médico responsável um exame que verifica a idade óssea e se ainda há crescimento. Enquanto houver crescimento a curva poderá evoluir.
A escoliose pode apresentar suas curvas em uma única curvatura ou mais. Apresentam convexidades para a esquerda ou para a direita, abrangendo uma ou mais regiões da coluna. Quando apresentam curvas compensatórias formam um "S" ou um "S invertido". Foram definidas por Cobb como sendo Primárias (maiores - as primeiras) ou secundárias (menores - curvas de compensação). A curva primária é a que determina as alterações da estrutura óssea ligamentar, nervosa e muscular no segmento da coluna onde ela se localiza, portanto é a curva em que devemos dar maior ênfase em nossos alongamentos e exercícios de compensação.
A curva primária tende a se tornar estruturada quando não compensada no início através de alongamentos, podem tornar oblíquas às linhas horizontais do olho e da pelve, obrigando a pessoa a adotar uma posição antifisiológica para compensar essa obliqüidade. A secundária, como são curvas menores e apenas de compensação são mais flexíveis e fáceis de serem corrigidas. No entanto, não podemos nos esquecer que, quanto maior a curva primária, maior a secundária.
As alterações anatômicas que podemos encontrar em uma coluna escoliótica são: rotação vertebral, saliência nas costelas, encurtamento vertebral e gibosidades.
Podemos encontrar a escoliose na região cervical, torácica, toracolombar, lombar ou abranger toda a extensão da coluna formando um grande “C” ou então um “S”.


COSTA PLANA

É um desequilíbrio que se caracteriza pela retificação das curvas fisiológicas, ou seja, diminuição das angulações das lordoses lombar e cervical e das cifoses dorsal e sacral. Diante deste desequilíbrio, as curvaturas responsáveis pela dissipação das forças proveniente da ação da gravidade são diminuídas, e consequentemente ocorrerá em determinados pontos da coluna, uma maior incidência de sobrecarga, ocasionando dores, perda da mobilidade e um desequilíbrio postural geral como forma de compensação.
Com a retificação das curvas surge o dorso achatado com tendência a se tornar rígido e dores dorsais refratárias. Para este desequilíbrio, necessitamos readquirir a mobilidade, promover alívio das dores, e aumento das curvas fisiológicas.


Dr. José Ricardo Peres Gregório
Fisioterapeuta


http://www.nossadica.com/saude_o_estudante_e_sua_postura.php

http://www.poderdasmaos.com/site/?p=Dicas_de_postura04183

http://www.cath.com.br/st-artigos_desvios_posturais.php

Acesso em:22-09-2010

domingo, 19 de setembro de 2010

Filosofia - Ética

A ÉTICA

O que é Ética?

A indiferença

Ética e indiferença, a indiferença é um modo da gente não reparar nas coisas, você não olha para nada diferente de você nada além de você, se fixa em um ponto e não olha para mais nada além daquele ponto.

Exemplo: Não olhar, ignorar uma pessoa caída na rua.

A moral

Ética e moral, moral é o conjunto de regras válidas para todo mundo que determinam nossa conduta em sociedade, como devemos agir para não ferir o direito do outro e respeitar o bem comum.Como não matar.

Exemplo: A eutanásia seria um meio para acabar com o sofrimento de um doente terminal?

Como agir diante dos diferentes desafios morais?

É daí que nasce a ética.

O que é uma atitude ética na vida?

É um estado de atenção com a vida. A indiferença é uma falta de atenção com a vida, como ignorar uma pessoa caída na rua.

Uma conduta ética é antes de tudo uma tomada de posição, uma atitude, por isso nada mais ante ético do que a indiferença, estar indiferente é abandonar toda tentativa de interferir nas coisas, de mudar , o que acaba tornando a violência, a corrupção, o desrespeito um hábito. A indiferença é a banalização do mal.

Banalização, sempre que alguém é exposto a um estimulo repetido, semelhante banaliza não se percebe mais. Vivemos em um mundo extremamente banalizado.

A banalização leva a indiferença e o que a indiferença faz é desconsiderar e desqualificar o outro. Uma pessoa ignorada é como um objeto sem vida sem importância. Uma criança no chão dormindo e não olhamos para ela, a ignoramos e passamos.

Um exemplo extremo de indiferença, das elites em relação aos pobres que são vistos como coisas, é o caso do índio Galdino de Jesus. Ele foi assassinado por jovens da elite de Brasília. Os jovens atearam fogo no índio que dormia em um ponto de ônibus. Galdino morreu horas depois vitima da indiferença e da banalização da vida humana.

Todo esse processo gera uma reação, quem não foi reconhecido como cidadão também passa a não reconhecer o valor do outro. A explosão da violência urbana resulta a indiferença dos excluídos em relação as elites. A vida dos privilegiados deixa de ser vista como algo importante, por aqueles que estão a margem da sociedade. Assim pode se matar para conseguir o tênis, por exemplo.

As elites também têm indiferença contra elas mesmas, enquanto o caos toma conta da cidade, multiplica-se o consumo de tranqüilizantes, antidepressivos e drogas, como a cocaína. Se alguém se sente mais gordo, está triste rapidamente é medicado. E com isso plastifica-se o afeto das pessoas.

Temos valores a serem preservados: a solidariedade, o respeito pelo outro, a tolerância àquilo que é humano.

A forca (atividade do dia 15-09-2010 do 8º ano)




inteligente Ela é uma aluna inteligente.

natural Quero água natural.

ocular Saíram lágrimas oculares.

incapaz Aquele cavalo incapaz.

O adjetivo é a palavra variável (que pode variar de número: singular ou plural; de gênero: masculino, feminino e neutro)que expressa característica, qualidade, estado, aparência dos seres. Modifica substantivos ou pronomes.

sábado, 18 de setembro de 2010

"Vidas secas" Graciliano Ramos


O livro "Vidas Secas" foi escolhido para ser lido no terceiro bimestre de 2010, no período matutino para o terceiro ano, ensino médio. Mais uma obra da segunda geração modernista: prosa.

A forca (atividade do dia 15-09-2010 do 7º ano)


O jogo da forca (com a intenção de ensinar os advérbios)



sempre (advérbio de tempo): Ele sempre chega atrasado.

realmente (advérbio de afirmação): Maria realmente gosta de sorvete.

talvez (advérbio de dúvida): Talvez eles venham.

muito (advérbio de intensidade): O arroz está muito bom.

abaixo (advérbio de lugar): A rua abaixo está alagada.

depressa (advérbio de modo): Vá depressa antes que acabe.

anteontem (advérbio de tempo): A festa foi anteontem.

certamente (advérbio de afirmação): Certamente dará certo.

provavelmente (advérbio de dúvida): Eles provavelmente virão.

bastante (advérbio de intensidade): A água está bastante quente.

dentro (advérbio de lugar): Eles estão dentro de casa.

Advérbio é a classe gramatical das palavras que modificam um verbo ou um adjetivo ou um outro advérbio. Nunca modificam um substantivo. É a palavra invariável que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal.[1]

Incidente em Antares


Filme passado para os alunos do terceiro ano do turno matutino, do Henrique Santillo. O objetivo foi mostrar uma das obras da segunda geração modernista brasileira: prosa. Que foi adaptado para um filme bastante rico em textos, com enfoque político. "Incidente em Antares" de Erico Verissimo foi escrito em livros que trabalha a prosa neo-realista no Brasil.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Blogger Buzz: Create Pages in Blogger

Blogger Buzz: Create Pages in Blogger
http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dicas de interpretação de texto

DICAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS



Publicidade
Não só os alunos afirmam gratuitamente que a interpretação depende de cada um. Na realidade isto é para fugir a um problema que não é de difícil solução por meio de sofisma (=argumento aparentemente válido, mas, na realidade, não conclusivo, e que supõe má fé por parte de quem o apresenta).
Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte:
01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;
03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais;
04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;
12. Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica objetiva;
13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais;
14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
17. O autor defende idéias e você deve percebê-las;
18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
Ex.: Ele morreu de fome.
De fome: adjunto adverbial de causa determina a causa na realização do fato (= morte de "ele").
Ex.: Ele morreu faminto.
Faminto: predicativo do sujeito é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.
19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as idéias estão coordenadas entre si;
20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.
Nota: Diante do que foi dito, espero que você mude o modo de pensar, pois a interpretação não depende de cada um, mas, sim, do que está escrito. "O que está escrito, escrito está."



Atividade do dia 27-08-2010 8º ano

1-Identifique as locuções adverbiais e classifique-as:


a- Entraram na escola à força.____________________________________________
b- Sucessão presidencial será confusa na certa .______________________________
c- A festa vai ser boa com certeza. ________________________________________
d- Aquele rapaz veio de longe. ___________________________________________
e- Fique à vontade. ____________________________________________________
f- Ela vai na casa de Maria à noite.________________________________________

2-Faça uma analise das orações abaixo e diga qual a função de cada palavra:

a-A televisão saiu do ar na hora do filme.

b- Vi um filme muito ruim.

c- A rosa murchou.

d- Computador é hoje indispensável.

e- O cinema lançou um filme novo.

3- Coloque as frases que estão na voz ativa em voz passiva, siga o exemplo:

a- A menina jogou xadrez. O xadrez foi jogado pela menina.
b- O mendigo pediu esmola. ________________________________________________
c- A manicura fez a unha. __________________________________________________
d- A cozinheira preparou o almoço. __________________________________________
e- A mãe chamou o menino. ________________________________________________

4- Agora coloque a voz passiva em ativa:


a- A casa foi construída pelo pedreiro. ______________________________________
b- O cachorro foi vacinado pelo veterinário. _________________________________
c- A carta foi entregue pelo carteiro. _______________________________________
d- A música foi dançada pela bailarina. ____________________________________
e- A calça foi vestida pelo modelo. _______________________________________

5- Substitua as locuções adjetivas pelos adjetivos correspondentes, siga o exemplo:

a- Prefiro produtos da natureza. Prefiro produtos naturais.
b- Saíram lágrimas dos olhos. __________________________________________
c- Aquele homem é sem capacidade. ____________________________________
d- Leve o material de escola. __________________________________________
e- Retornou à casa do pai. ____________________________________________
f- Ela tem amor sem limites. __________________________________________

Atividade do dia 27-08-2010 7º ano

H O J E A T N O O I J M V N A
A S D F C A P Q N L M E X Ã S
V B N M X L X Z D N O L Z O D
A B C D C V A B E P Q H A B F
E F G H G E C D E R S O C N G
I J L M H Z F G H T U R V F H
A Q U I D F G D E P O I S E J
Z X C V B N K L Ç M N I O G K
R T Y U J O N T E M H H J M L
T A R D E Y U I O P K M N A Ç
Q W E R T D E N T R O Y U L P
S I M N B V C X Z L K J H K O
H G F D S A C V N B E M B K I
B N U N C A I M O L K M V A U
X C V B G Y K S E M P R E F Y

1-No Caça Palavras acima, procure os advérbios e pinte da cor que quiser.

2-Coloque os advérbios na classificação correta, os do Caça Palavras:

a- de modo___________________________________________________________________________
b- de tempo___________________________________________________________________________
c- de negação__________________________________________________________________________
d- de afirmação________________________________________________________________________
e- de lugar____________________________________________________________________________
f- de dúvida___________________________________________________________________________

3-Procure no dicionário o significado dos advérbios encontrados no Caça Palavras.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BOM FIM DE SEMANA!